DANÇA DA LUA METZPAPALOTL
(MARIPOSA DA LUA)
-
PEREGRINAÇÃO AO MÉXICO
06 à 19 de junho de 2025
Em uma peregrinação de 14 dias vamos experenciar da cultura de antigas tradições deste território tão cheio de cores e forte conexão espiritual. Vamos caminhar pelas cidades, mercados, montanhas, lagoas e pirâmides acompanhadas por outras Mulheres que já fizeram esse caminho, nos orientando com amor e responsabilidade para chegarmos na Danza de La Luna Metzpapaloltl - uma antiga cerimônia que acontece através da oferenda da dança para as diferentes direções com as bases dos ensinamentos no caminho vermelho e princípios Toltecas. Um convite de ventre a coração em mais um mergulho ancestral das tradições originárias da América.
DANÇA DA LUA
É uma iniciação para um caminho espiritual baseado nos ensinamentos do caminho vermelho do norte com códices Astecas, compartilhado por abuelas, perpetuando com o legado da mulher sabia, que honra a energia feminina da lua, as transformações cíclicas e as aprendizagens de cada giro, ativando a mulher consciente, gestadora da Paz, independentemente de qualquer raça, religião, idade ou procedência. Para alcançar nossa visão mais superior em cada dança, se entra num processo de purificação, são 4 dias de jejum, onde dietamos só mel e líquidos, dançamos durante as quatro noites da lua cheia, vivenciamos dois temazcais por dia, e conselho de abuelas nas tardes onde nos iniciam no Popoxcomitl (sahumerio sagrado) mais outros riquíssimos saberes. É também entregue a Chanupa de Obsidiana, uma ferramenta de rezo e conciliação poderosa, da que te tornaras portadora ao completar os primeiros 4 anos de dança. O Sagrado Cacau, feito no metate pela própria abuelita, é também honrado no terceiro dia da dança e a procura interior do teu Nahual. Assim como pode chegar a ser desafiante, este caminho está cheio de presentes espirituais e nele descobrimos nossa mais pura medicina pessoal.
A dança da lua Metzpapalotl acontece sempre perto a Morelia (MIchuacán), faz 4 anos que se desprendeu do primeiro círculo da dança da lua: OLLINTLAHUIMETZTLI da já transcendida abuelita Malinalli. Hoje em dia tem 90 mulheres aproximadamente, com a participação de várias abuelas de todo Mexico que chegam a apoiar e trazer suas medicinas. La Mariposa Monarca visita com suprema beleza anualmente o estado de Michoacan e é símbolo de nossa dança, por que honra todas as facetas de nossa metamorfose interior no caminho da evolução, empoderando nossos dons e talentos, saberemos abrir as asas para estar ao serviço e ser fonte de cura para nossa família planetária e em especial nossa linhagem feminina. A dança da lua é um rezo pessoal que se faz em coletivo se estendendo a todas nossas relações. Por isso é importante assumir uma postura mais introspectiva e focada nesses dias e escutar sinceramente o chamado de dar continuidade a esta caminhada em um compromisso de 4 anos. O tambor e os cantos são o motor durante toda a noite, mas também temos o apoio de diferentes elementos que são irmãs que se põem ao serviço com os quatro elementos, além de uma comissão para o bem-estar e a saúde, os homens que cuidam o fogo chamados de Águilas de fuego, que inclusive podem ser os seus próprios companheiros. É necessário todas levarem sua barraca e equipe de acampamento para descansar durante o dia. O vestuário de todas é praticamente o mesmo, só muda alguns detalhes e o logo de cada círculo, cada mulher do grupo ganhará sua roupa. Não é possível tirar fotografias da dança nem das dançantes da lua. Em breve estaremos tirando dúvidas mais detalhadas com o grupo de mulheres que sentiram o chamado dos Abuelos e Abuelas do Norte.
ROTEIRO ALMA PEREGRINA MÉXICO
06.06
07.06
08.06
09.06
10.06
11 à 15.06
16.06
17.06
18.06
19.06
Chegada no México, almoço de boas vindas no Huerto Roma Verde e roda de abertura.
Visita a cidade de Teotihuacan (Pirâmide do sol) e Templo de Quetzalcoatl (Serpente emplumada).
Visita a Museus e Mercados de Artesanatos na Cidade do México, a noite Cerimônia de Cacao com Metate (instrumentos antigo para manusear o cacao).
Viagem a Morelia/Michuacan e Círculo da cosmovisão Mexica da dança da lua com a abuelita Ocelociualth.
Chegada ao terreno da Dança da lua e Ancoramento do rezo de tabaco para as 7 direções.
DANÇA DA LUA METZPAPALOTL (5 dias cerimoniais dançando para Lua cheia).
Descanso na Lagoa azul de Camecuaro.
Retorno para Cidade do México.
Vivência com a Obsidiana com a abuelita Auri e fechamento da Peregrinação.
Retorno ao Brasil
EL HUERTO ROMA VERDE
Um espaço multicultural no meio da Cidade do México, tendo o centro uma horta urbana baseada na permacultura, um verdadeiro oásis verde em meio ao centro urbano, sempre incentivando as práticas do Bem Viver, da cultura ancestral e das tecnologias regenarativas. Com um maravilhoso restaurante e centro de vivências esse será o local para o nosso primeiro encontro, trazendo uma luminosa abertura para nossa peregrinação.
CIDADE DE TEOTIHUANCAN
Aqui encontraremos uma das maiores pirâmides da Mesoamérica: A PIRÂMIDE DO SOL. Esta construção foi dedicada a Tlaloc, o Deus da chuva, e a sua localização estratégica assinalava a chegada dos solstícios e equinócios. Outro polo de poder será o TEMPLO DE QUETZACOATL, bem presente em registos venusianos e artísticos que demonstram como a Serpente Emplumada era padroeira de Teotihuacan. Escavações e estudos revelaram grutas por baixo das pirâmides. Nestas grutas há quatro portas, dispostas como as pétalas de uma flor, através das quais se entra em outras tantas salas que até hoje estão cheias de mistérios. TEOTIHUANCAN - nome que significa “lugar onde os deuses foram criados”.
CERIMONIA E FEITIO DE CACAO COM METATE
Teremos um feitio de cacau no metate, a maneira ancestral, usando rochas quentes, um vai e vem de movimentos contínuos e uma conexão com nossa força vital, guiada por uma maga desta semente sagrada, Aketzalli Olvera, criadora da marca “Pásele si hay” quem já leva um extenso trabalho de pesquisa dos diferentes preparos de cacau na Mesoamerica e compartilha seus saberes com muito respeito e carinho.
MERCADO DE ARTESANATOS
Um dos mais fascinantes planos no Mexico é visitar seus mercadinhos típicos, onde se encontram desde elementos práticos do dia a dia, até deliciosas comidas, frutas, vestidos bordados, artesanatos, cerâmicas, copal, rosas, uma mistura de cheiros e cores lindos de contemplar! Perto do nosso hotel encontramos o mercado com os melhores preços. Teremos duas oportunidades de ir durante a vigem. Neste primeiro dia focaremos em comprar os últimos detalhes para a dança da lua e mais no final da viagem a oportunidade de comprar presentes.
MORELIA
Viajaremos aproximadamente 4 horas para chegar a Morelia, a capital de Michuacan, um dos estados com mais força viva dos legados ancestrais, em particular dos Purépechas, um povo que ainda conserva sua língua, costumes e festividades. No meio de suas cadeias montanhosas, que plantaremos nosso rezo da dança da Lua, a Abuelita Ocetociualth, quem dirige todo o círculo da Dança da lua Metzpapalotl que significa “Mariposa da Lua” nos receberá e irá trazer sobre os fundamentos e cosmovisão que envolve a Dança da Lua alguns dias antes de iniciar.
LAGOA CAMECUARO
Dentro de um parque nacional, conhecida por suas águas cristalinas, a lagoa Camecuaro é rodeada por uma bela vegetação, com águas turquesas e calmas vindas de diversas nascentes. Ela será nosso refúgio de um dia inteiro de descanso após a dança da lua.
| ABUELA AURI |
INICIAÇÃO COM A OBSIDIANA
A Abuelita Auri, é o coração do círculo de dança Tlahuicoatl em Cancun. Tem uma especial conexão com as medicinas do rumo do Norte e é por isso que a iniciação de obsidiana com ela é uma oportunidade muito especial de aprofundamento e estudo. Tecedora de cantos, de rezo e de sonhos, teremos a oportunidade de compartilhar de perto com toda a sabedoria e amor que esta Abuelita da Obsidiana oferece, desde sua experiencia e cosmovisão.
O QUE NÃO ESTA INCLUSO?
-
Passagens aéreas
-
Seguro de viagem
-
Alimentação
-
Artesanatos e compras pessoais
MULHERES QUE IRÃO TE ACOMPANHAR NESTA PEREGRINAÇÃO:
Marina Guadalupe é estudiosa dos saberes Ancestrais femininos, durante 12 anos guiou Mulheres para os Andes no encontro Warmi Tinkuy. Recente começou suas peregrinações na Amazônia Peruana ao lado do Curandeiro Panshin Nima, um grande professor ao qual estuda as plantas de poder há 9 anos.
Nesse ano vai fazer sua primeira viagem ao México.
Seu maior serviço neste momento é pela Yoniterapia, com a saúde integral feminina, na Ancestralidade, Maternidade e Sexualidade Feminina, onde desenvolveu a Medicina das Mães Estelares com os florais de Rosas e perfumes botânicos. É guardiã junto ao seu companheiro Fabricio Ahau do Centro Espiritual Canoa Dourada em Florianópolis, onde servem a Medicina da Ayahuasca e conduzem diferentes cerimônias de integração com a sabedoria ancestral e originariamente.
Maria Alejandra é Colombiana, viveu por muitos anos no Brasil. Peregrina dos caminhos do autoconhecimento, em conexão com as memorias das raízes ancestrais e estelares, com compromisso, mas também no desfrute da contemplação e do prazer. Além de artista, e professora, é uma sagitariana com sangue de cigana que enxerga as viagens como grande oportunidade de transformação. em 2025 fará a sua terceira dança da lua no círculo de Metzpapalotl, estará com muito amor conduzindo as mulheres brasileiras nesta linda experiência ao México, apoiando na língua e na experiencia já vivida nos outros anos, realizando um sonho de unir suas irmãs brasileiras com as irmãs de outros territórios.
RETIRO SHIPIBO
NA SELVA PERUANA
-
IMERSÃO AYAHUASQUEIRA
3 à 12 de Julho de 2025
Oportunidade de aprofundamento e cura pessoal, através do Conhecimento Ancestral Shipibo & sua Medicina Tradicional Milenar.
Os retiros e imersões Shipibo ocorrerão no Centro de Reabilitação e Dieta "Paraíso do Panshin" -- Imediações de San Francisco/Pucallpa, Peru --, espaço guarnecido pelo Maestro Panshin Nima (Walter Lopez) e pelos curandeiros tradicionais Naten Kea e Naten Sui, seus irmãos.
Todo conhecimento é passado de geração a geração, de modo a ampliar cada vez mais o estudo e a preservação da sabedoria milenar da cultura da floresta. Assim, os curandeiros dedicam sua vida a esse propósito.
Panshin Nima
Naten Sui
Naten Kea
Os curandeiros e curandeiras dedicados as medicinas Shipibo são preparados por seus avós - desde mutio cedo - por meio da transferência oral, na qual essa sabedoria ancestral se mantém preservada.
Desde a infância, são banhados com as plantas maestras medicinais para aprender como usá-las e para que servem. Desta maneira, quando jovens, são introduzidos ao mundo da Ayahuasca, formando-se como médicos especializados na cura de enfermidades de origem no corpo, espírito e mente.
DIETAS
As plantas maestras são plantas de uso ancestral para a cura do corpo, mente e alma. São consideradas maestras por trazerem profundo conhecimento e aprendizado espiritual.
Os ensinamentos dessas plantas se dão, principalmente, através dos sonhos e da contemplação do silêncio durante o retiro. Nos ensinam a sermos pacientes, equilibrados, humanos - revelando a percepção da unicidade com a natureza propósito e vida.
Atendimentos personalizados
Os preparados medicinais são feitos através de banhos, emplastros, saunas à vapor, macerados e extratos, de acordo com a necessidade individual de cada tratamento. Os atendimentos são personalizados, seguidos de dieta alimentar adequada às plantas administradas.
Além do uso de plantas, o retiro também integra os atendimentos com massagens tradicionais e atividades terapêuticas com as abuelas.
HOSPEDAGEM | PARAÍSO DO PANSHIN
BANHOS | SAUNAS
De plantas amazônicas
SUPERVISÃO | ATENDIMENTO
Individual e personalizado
HOSPEDAGEM
Chalé para duas pessoas com banheiro e rede de descanso
ALIMENTAÇÃO
Dieta balanceada com opções vegetarianas
CERIMÔNIA
Medicina Tradicional Shipibo
Fabrício e Marina irão te acompanhar nesta viagem à Amazônia Peruana, recebem os Maestros Shipibos há mais de 10 anos na sua casa, são guardiões do Centro espiritual Ayahuasqueiro Canoa Dourada na Lagoa do Peri em Florianópolis , onde fazem as cerimônias e retiros, fortalecendo a cultura e tradição ancestral de povos indígenas.